Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vestibulinho 1º Semestre 2012

Entre 28 de setembro e 18 de outubro estarão abertas as inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2012. O exame será no dia 20 de novembro.

O processo seletivo vai oferecer 76.536 vagas para o Ensino Técnico, o que representa um crescimento de 12.745 vagas em relação ao 1º semestre de 2011 (63.791).

Do total de vagas que serão oferecidas, 73.795 são destinadas às 202 Etecs e às 62 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.741 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.

Estão incluídas ainda 10.329 para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Serão oferecidas 8.959 vagas para cursos técnicos em salas de 109 escolas estaduais e 1.370 em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Rede Ensino Médio Técnico

Uma das novidades deste processo seletivo é uma nova parceria, também com a Secretaria de Educação do Estado, pela qual o Centro Paula Souza vai estender o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. Das 9.874 vagas para esta modalidade, 3.637 serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:

* O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou

* Aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.

O próximo Vestibulinho também vai oferecer 16.954 vagas para o Ensino Médio nas Etecs.

Entre o Técnico, o Técnico integrado ao Médio, e o Médio, serão oferecidas 93.490 vagas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Semana Nacional do Trânsito



Acontece, durante a semana de 19 a 23 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito e pelo segundo ano consecutivo a ETEC de Lins foi escolhida para sediar as palestras e cursos referentes ao assunto. As palestras estão sendo ministradas pela Polícia Civil e Militar e pelo Diretor do Departamento de Trânsito de Lins, Sr. Celso Violato. Os cursos serão aplicados pela Rede DPaschoal. Todos os 1320 alunos da ETEC participarão de pelo menos uma palestra ou curso. O cronograma de execução ficou a cargo da Diretora Acadêmica Profª. Silvana Zution.
Educar para previnir.
Show de bola....

Vestibulinho 1º Semestre 2012

VESTIBULINHO DA ETEC DE LINS - CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS
INSCRIÇÕES DE 28/09 A 18/10, VALOR R$25,00 pelo site - www.vestibulinhoetec.com.br -
Cursos Técnicos em:
*ADMINISTRAÇÃO
*EDIFICAÇÕES
*QUÍMICA
*SERVIÇOS JURÍDICOS
*MARKETING
*INFORMÁTICA
*ENFERMAGEM
*INFORMATICA PARA INTERNET
*CUIDADOR DE IDOSOS
*ENSINO MÉDIO (COMUM, INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA E INTEGRADO AO INFORMÁTICA PARA INTERNET)
*ADMINISTRAÇÃO - CLASSE DESCENTRALIZADA DE SABINO


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Melhores escolas públicas do Enem são federais, militares ou de ensino técnico


A ETEC de Lins ficou na posição 6033º em todo o Brasil, com média de 563,04 pontos, bem acima da média nacional, de 511 pontos. Tal marca mostra a competência de nossa Escola, mas também indica que a possibilidade de crescimento é enorme. 85,8 % dos alunos do Ensino Médio (103 alunos) prestaram o exame e no grupo de ESCOLAS com essa porcentagem, a ETEC de LINS foi a melhor colocada no ranking de Lins e de toda a região, dentre as escola públicas e ficou em segundo lugar na classificação geral no município
Todas as escolas públicas que compõem a lista das 100 melhores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 têm modelo de organização diferenciado e boa parte está vinculada às universidades públicas. Ainda fazem parte desse grupo os colégios militares, os institutos federais de Educação Profissional e as escolas técnicas estaduais. Nenhuma delas é uma unidade da rede estadual com oferta regular.
A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 por escola serve como baliza da qualidade da educação do ensino médio da instituição. As médias são calculadas e divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação).


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mais de 4 mil foram ao desfile da Independência


Alunas da Classe de Avanhandava

Foi realizado ontem em Lins o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, quando é comemorado em todo o País o Dia da Independência, que este ano completa 189 anos. A festa teve início às 8h30, terminou antes das 10h e atraiu cerca de 4,2 mil pessoas à rua Olavo Bilac, segundo estimativa da PM. Dezenove instituições participaram do evento. As representações que desfilaram: Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária , Corpo de Bombeiros de Lins, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Educação, Programa Ação Jovem - SEMAS, Conselho Municipal de Saúde, Consab´s, Conselho Municipal do Idoso, Semclatur, Prefeitura Municipal, Centro de Formação do Mirim, Escola Estadual 21 de Abril, Programa Escola da Família, ETEC Paula Souza, Associação de Judô Morimoto, 37º Batalhão de Infantaria Leve e Clube de Rodeio do Bom Viver.
Na cidade de Avanhandava, as comemorações também aconteceram de forma brilhante, contando a participação dos alunos da Classe Descrtalizada da ETEC de Lins.

PROFAPS faz seminário sobre Profissionalização Técnica de nível médio para a saúde


Diretor da ETEC de Lins, Rodrigo Pagano e Ministro da Saúde Alexandre Padilha

O Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS) realizou nos dias 30 e 31 de agosto, em Brasilia, o Seminário Profissionalização Técnica de Nível Médio para a Saúde. O seminário foi organizado pela Coordenação Geral de Ações Técnicas de Educação na Saúde/SGTES em parceria com a OPAS/OMS e traz como princípio “Mais trabalhadores qualificados - mais qualidade no SUS”. Na abertura do evento estiveram presentes, dentre outras autoridades, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o gerente de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS, Felix Rigoli. Felix falou sobre “ O panorama internacional da educação técnica profissional de nível médio”.

null

O evento reuniu cerca de 400 participantes representantes das Escolas Técnicas do SUS, institutos federais, escolas públicas e filantrópicas, MEC, OPAS, CONASS, CONSEMS, organizações de trabalhadores e Diretores e Coordenadores das ETEC do Centro Paula Souza.

Dentre os objetivos do seminário, destaque para a apresentação e discussão de diretrizes e programas da política de educação profissional técnica de nível médio, no contexto das políticas de saúde e da educação.

nullTambém em discussão, o alinhamento das parcerias entre escolas públicas e filantrópicas com a Rede de Escolas Técnicas do SUS, para ampliar a formação profissional técnica de nível médio na área da saúde no país, com foco no trabalhador da rede de serviços do SUS.

O PROFAPS é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a OPAS/OMS pelo Programa de Políticas de Recursos Humanos em Saúde (TC 57).


Inscrições para isenção e redução da taxa do Vestibular das Fatecs começam na quinta-feira

Começam na próxima quinta-feira, 8, as inscrições para isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 1º semestre de 2012. Serão oferecidas seis mil isenções.

Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para esta finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições.

O período de inscrição vai até 19 de setembro. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Os interessados deverão preencher o formulário específico disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento do formulário, é preciso guardar o número do protocolo.

De 8 a 19 de setembro, das 13 às 19 horas (somente nos dias úteis), o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios, relacionados abaixo, em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que pretende estudar.

No momento da entrega do envelope – no qual deve constar o número do protocolo –, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec e também estará disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

A resposta à solicitação será divulgada no dia 3 de outubro, somente pela internet.

Requisitos para isenção

O candidato precisa ter concluído, ou estar concluindo em 2011, o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de R$ 545 (por pessoa). Se o candidato for independente, sua renda bruta máxima deverá ser nesse mesmo valor. O candidato também deve residir no Estado de São Paulo.

Documentos necessários

A - cópia simples do histórico escolar ou de declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública. Em caso de ter cursado o Ensino Médio, parcial ou integralmente, em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação, identificando o período em que se deu a concessão. O candidato que cursou o equivalente ao Ensino Médio no exterior, totalmente ou em parte, deve apresentar parecer de equivalência de estudos, emitido pela Secretaria Estadual de Educação. Os documentos de língua estrangeira devem estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

B - Cópia simples do comprovante de rendimento de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal que residam no mesmo endereço do candidato. Os trabalhadores do comércio informal devem fazer uma declaração por escrito, especificando seu rendimento mensal, com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes do candidato ou de quem se está comprovando a renda, com RG e endereço. O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição, conforme modelo disponível no site, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.

C – Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Requisitos para redução da taxa

É preciso ser estudante regularmente matriculado na 3ª série do Ensino Médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 1.090) ou estar desempregado.

Documentos necessários

A – Certidão ou declaração expedida por instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com carimbo do responsável, que comprove sua condição estudantil.

B - Cópia simples do comprovante do rendimento: contracheque (recibo, holerite, etc de algum mês de 2011). Os profissionais liberais ou autônomos devem apresentar cópia do último carnê de pagamento de autonomia ou declaração comprobatória de renda ou outros documentos que demonstrem o rendimento e o tipo de atividade exercida. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo no site www.vestibularfatec.com.br, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.

Inscrições para o Vestibular - 1º semestre de 2012

Entre os dias 3 de outubro e 8 de novembro, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição para o processo seletivo em um único curso de graduação na Fatec de sua escolha. A inscrição será, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. O Manual do Candidato também estará disponível neste site.

O valor da taxa de inscrição para o Vestibular é R$ 70.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Estágio - MOTOROLA

A Motorola abriu 60 vagas para estudantes do ensino técnico e superior das áreas de exatas e humanas.

Até 31 de outubro, a empresa receberá os currículos por meio do e-mail estagio@motorola.com. Os estudantes devem ter previsão de formatura entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013.

A empresa requer que o estudante saiba inglês avançado ou fluente e bons conhecimentos em informática. Além disso, o candidato precisa ter disponibilidade de 72 a 120 horas mensais, de acordo com a área.

Segundo a empresa, a Motorola pretende oferecer um programa para proporcionar a primeira experiência profissional ao estudante do ensino técnico. Neste caso, o módulo é chamado de “voo brevê”. Os estudantes darão suporte em atividades administrativas e poderão atuar em diversos setores da empresa, menos em produção.

Aos alunos dos cursos de ensino superior, a Motorola terá o módulo “voo maior”. Serão aceitos os currículos de alunos dos cursos de engenharia da computação/elétrica/telecomunicações, produção, ciência da computação, análise de sistemas, administração, economia e ciências contábeis.

Estudantes embarcam para intercâmbio nos EUA


No último domingo, 4 de setembro, 75 alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), inclusive a aluna da ETEC de Lins, Carla Sikacho, embarcaram para os Estados Unidos para participar do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza que, ao todo, vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês – serão contemplados 500 alunos e 100 professores de inglês das Etecs e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo.

Com duração de um mês, os cursos intensivos acontecem em Chicago, Portland e Seattle. O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA, seguro saúde e ajuda de custo de 400 dólares – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, é responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes.

Os 100 professores já concluíram o curso em San Diego, na Universidade da Califórnia. A viagem dos primeiros 250 alunos ocorreu em março e abril. Os demais estudantes embarcam em outubro e novembro.

O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.