O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 15, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, a edição 2012 do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês – 550 nos Estados Unidos e 50 na Inglaterra. O Programa contempla 500 alunos, 50 professores de inglês e 50 das áreas técnica e tecnológica das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. “Falar inglês é um passo à frente para conseguir emprego e melhorar na carreira profissional”, disse o governador.
Estiveram presentes no evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. Também participam da cerimônia diretores, professores e alunos de Etecs e Fatecs.
Os primeiros 250 alunos embarcam em abril e maio de 2012. Eles farão o curso de General English, para aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma, que será aplicado em cinco cidades norte-americanas (Berkeley, Boston, Chicago, Fort Lauderdale e San Francisco). Em julho, 50 professores de inglês viajam para Londres, onde estudarão prática de ensino em língua inglesa na International House of English. O curso para os 50 docentes das áreas técnica e tecnológica, que também embarcam em julho para os EUA, será definido após avaliação do nível de inglês dos contemplados.
O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.
“O aprendizado e o aperfeiçoamento do inglês, além da experiência internacional, são importantes para reforçar o conhecimento adquirido nas Etecs e Fatecs. E o programa não beneficia apenas os alunos contemplados, porque cada professor que volta do intercâmbio traz essa experiência para dentro de nossas salas de aula e laboratórios”, afirmou a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
Entre estudantes e professores de inglês, mais de 5,5 mil inscritos participaram do processo seletivo – a seleção dos professores das áreas técnica e tecnológica está em andamento. Os demais 250 alunos, que ainda serão selecionados, embarcam no 2º semestre.
Foram selecionados os alunos recém-formados com as melhores notas durante o curso e os professores de inglês com maiores notas em exame de proficiência (TOEIC), priorizando aqueles que não participaram do programa em 2011. Já os professores das áreas técnica e tecnológica devem apresentar um resumo de projeto interdisciplinar de docência no qual explicarão como pretendem utilizar em sala de aula o aprendizado adquirido no intercâmbio.
“Essa bolsa representa mais que uma viagem ao exterior. É um reconhecimento pelo nosso esforço”, disse Esdras de Brito, que fez o Ensino Médio e o curso técnico de Segurança do Trabalho na Etec Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí.
Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e Inglaterra e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional, vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 6,3 milhões.
O Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza é oferecido pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, 500 alunos e 100 professores de inglês foram para os EUA. Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com.