Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Etecs abrem inscrições para quase 64 mil vagas e permitem pular semestre


Profissionais sem diploma que já atuam no mercado poderão começar curso a partir do 2º módulo
SÃO PAULO - As inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começam nesta sexta-feira, 27, e ficam abertas até o dia 17 de maio. Ao todo, são oferecidas 63.678 vagas em 79 cursos. O exame seleciona alunos para o segundo semestre.
Os interessados devem se inscrever no site www.vestibulinhoetec.com.br e pagar uma taxa de R$ 25. A prova será aplicada em 17 de junho. Neste semestre, os candidatos poderão indicar uma segunda opção de curso ou período na inscrição, desde que sejam oferecidos na mesma unidade.
Também poderão se inscrever profissionais que já atuam em suas áreas, mas ainda não têm diploma de técnico. Trata-se da Certificação por Competência, que será oferecida em 13 habilitações (leia mais abaixo).
Os cursos são oferecidos em 197 Etecs, 87 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Na modalidade semipresencial, o vestibulinho preencherá vagas em 61 turmas de 37 Etecs por meio do Telecurso TEC.
Além disso, pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria Estadual da Educação e a Prefeitura da capital, serão oferecidas também vagas em 105 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo, com aulas noturnas, ministradas por professores das Etecs.
Novos Cursos
Dos 79 cursos técnicos oferecidos neste processo, três são inéditos: Finanças (nas Etecs Prof. Alfredo de Barros Santos, de Guaratinguetá, e Dra. Maria Augusta Saraiva, da Capital), Legislativo (na Etec Dra. Maria Augusta Saraiva, da Capital) e Portos (na classe descentralizada da Etec Dona Escolástica Rosa).
Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2.º ano do ensino médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2.º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
O Centro Paula Souza tem um Sistema de Pontuação Acrescida que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato preencher os dois pré-requisitos, recebe 13% de bônus.
Certificação por Competências
O vestibulinho abriu uma oportunidade para quem já está no mercado de trabalho e tem experiência profissional, mas não possui um diploma. Os interessados podem se inscrever no processo seletivo, e, se aprovados, começam a estudar já no segundo módulo de um dos 13 cursos técnicos que oferecem a Certificação por Competências. A aprovação depende da disponibilidade de vagas remanescentes.
As modalidades que oferecem vagas para certificação são Administração, Alimentos, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética, Química e Secretariado. Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino médio e ter experiência profissional na área do curso, o que será verificado por uma prova escrita de múltipla escolha, uma prova prática e uma entrevista.
Segundo o Centro Paula Souza, o objetivo da iniciativa é manter o estudante interessado no curso. A instituição tem recebido nos últimos dez anos pedidos para certificação por competência, mas o procedimento era feito caso a caso.
No dia 17 de junho o candidato à certificação fará uma prova de múltipla escolha com questões relacionadas às competências profissionais do 1.º módulo da habilitação escolhida. Também será realizada uma prova prática e uma entrevista em data e horário determinados pela Etec ou classe descentralizada onde o candidato pretende estudar.
A avaliação de competências para acesso às vagas remanescentes do 2.º módulo terá validade de um ano. Caso o candidato seja aprovado, mas não haja vagas disponíveis naquele curso, ele poderá ser chamado nos dois processos seguintes pela unidade, que entrará em contato.

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Quer se tornar mais Criativo?

Faça parte desse seleto grupo


Este evento é destinado para você que quer se diferenciar no mercado de trabalho e poder utilizar a criatividade para aplicar em qualquer situação.
Você também participará de uma competição para saber quem é mais criativo.


Inscreva-se agora mesmo!


Evento Gratuito | Apenas 12 Vagas | Exclusivo para alunos da ETEC de Lins

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Intercâmbio Cultural

Teve inicio no dia 11 de abril o processo de seleção dos Alunos dos Cursos Técnico e Tecnológico do Centro Paula Souza, que farão parte do Programa de Intercâmbio Cultural no 2º semestre de 2012. O Centro Paula Souza irá ofertar 250 bolsas de um Curso Imersão de Língua Inglesa nos Estados Unidos aos melhores alunos formados nos cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza. Para participar do processo seletivo é necessário que o perfil do aluno seja condizente com o programa, conforme segue:

Informações sobre o Programa

ü Participantes: CONCLUINTES do primeiro semestre letivo de 2012 dos cursos TÉCNICOS ou TECNOLÓGICOS do Centro Paula Souza

ü Número total de vagas: 250

ü Distribuição das vagas: Pelo menos 1 vaga por unidade de ensino do Centro Paula Souza com alunos formados.

ü Condição para a Validação das Inscrições: ter 75% de frequência mínima no curso; não ter nenhum registro escrito de advertência ou pena disciplinar.

ü Critério para a classificação: melhor média do início do curso até o 1º semestre de 2012.

ü Total de Alunos indicados para o Programa: 5 alunos por unidade, em ordem decrescente de desempenho pelos critérios acima. No caso de existência de vaga decorrente de impedimento do 1º colocado, haverá a chamada do 2º colocado e assim por diante, visando o preenchimento das 250 vagas.

ü Tipo de Curso a ser realizado nos EUA: 4 semanas de curso intensivo de inglês em escolas EMBASSY-CES e/ou Kaplan, redes de ensino de idiomas que avaliarão todos os alunos ao início do curso e farão a matrícula de acordo com o nível de conhecimento.

ü Tipo de Acomodação: em casa de família, em quarto individual, priveligiando a mistura de nacionalidades.

ü Alimentação: meia pensão (café da manhã e jantar) durante a semana e possibilidade de pensão completa aos finais de semana (isso depende da rotina da família).

ü Ajuda de custo: cada participante receberá uma ajuda de custo de $ 400,00 (quatrocentos dólares americanos) que será depositado em “Cartão de Viagem”.

ü Transporte Aéreo: Passagem aérea em classe econômica, priorizando o menor número de conexões possíveis.

· Traslados (transporte no trajeto aeroporto - casa de família – aeroporto): Esse transporte será oferecido com início no aeroporto de chegada aos Estados Unidos.

ü Transporte nos Estados Unidos: Ônibus, metrô e demais meios de transporte no trajeto Casa de Família – Escola – Casa de Família.

ü Seguro Saúde: Seguro saúde para todos os intercambistas. Os dados sobre a cobertura serão divulgados posteriormente.

ü Datas de Embarque prováveis: as prováveis datas de embarque são:

· 125 alunos em setembro de 2012

· 125 alunos em outubro de 2012

ü Cronograma de atividades:

Ações

Datas

Inscrições

de 11 de abril a 23 de maio

Lançamento de notas no sistema

de 24 de maio a 01 de junho

Divulgação da Lista dos 5 primeiros colocados por unidade

a partir de 04 de junho

STB inicia contato com primeiro colocado para instruções burocráticas

a partir de 11 de junho

ü Inscrições: para participar, o aluno deve acessar o site:

http://intercambio.fatgestao.org.br/

ü Contatos

No caso de dúvida, os ALUNOS, devem entrar em contato apenas pelo site do Fale Conosco - Centro Paula Souza

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alunos da ETEC DE LINS participam de oficina vocacional na Unilins

No último dia 28/03, foi realizada mais uma oficina de orientação
profissional, ministrada pela Profa. Elizeth Germano, psicóloga
da Unilins, para os alunos dos cursos técnicos em Administração
e em Comércio da ETEC Lins.
O trabalho de oficina de orientação profissional faz parte de um
projeto da Unilins, que conta com a atuação do Departamento de
Marketing, para auxiliar os jovens na escolha do futuro
profissional. Ao longo do ano, a Unilins recebe centenas de
alunos, de escolas públicas e particulares de Lins e região,
que participam do projeto.
Além das oficinas, também é oferecida a visita aos laboratórios
e a possibilidade de conversar com professores das áreas de
interesse e, ainda, de assistir a uma aula aberta dos cursos.
http://www.unilins.edu.br/noticias/index.php?idnoticia=4708

PARABÉNS PROFª LUCIMARA...PARABÉNS PROFº. CARLOS TROMBINI