Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Etec de Lins promove workshop destacando projetos voltados ao empreendedorismo.

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Lins organizou workshop para apresentar os trabalhos de conclusão de curso (TCC). Dos oito projetos expostos, quatro foram selecionados para receber orientações técnicas e legais sobre como introduzir a marca no mercado. A iniciativa da unidade  contou com a colaboração de Diego Henrique Lázaro, coordenador do curso técnico de Informática e de Denise Nogueira Paulino, professora de química da Etec. Em suas atividades acadêmicas, ambos procuram estimular os projetos voltados ao empreendedorismo, principalmente com foco no Inova Paula Souza.
Representantes da Incubadora de Empresas de Lins, da Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins (Adetec Lins) e profissionais das áreas de meio ambiente e  de TI também  integraram a banca examinadora. “A avaliação foi dividida em três etapas: apresentação para a banca, para o público e entrevista com o pessoal da incubadora”, informa Diego Lázaro.
Projetos selecionados

“Pensei no produto a partir da minha necessidade”, conta Amanda Maria de Almeida, 23 anos, formada no curso técnico de Química e autora do projeto Dep Face, um creme facial com propriedades anestésicas, à base de folhas de camomila, maracujá e hortelã, apresentado em 2012.
É também deste ano, o projeto Fabrica de Tijolos Ecológicos, de Joadair Luiz Ferreira , ex-aluno do curso técnico de Edificações. De acordo com Denise Nogueira um empresário da região se interessou pelo produto, que será desenvolvido em parceria com a Incubadora de Empresa de Lins.

Outro projeto selecionado, de autoria de Thiago Pereira e Ricardo Donizetti, concluintes do curso técnico de Química no 1º semestre deste ano, trabalha a produção de cerveja artesanal.
“Criamos um processo para gaseificar o produto e contamos com o incentivo da Denise durante todas as etapas”, explica Thiago, de 24 anos.
O quarto projeto selecionado, o Web School, tem o desafio de promover o ensino a distância, por meio de um portal de cursos on-line.  A proposta foi desenvolvida por  Rafael Asato, concluinte do curso técnico de Informática para Internet.
Para satisfação de  Diego Lázaro, “os trabalhos despertaram interesse nos demais alunos”. Ele espera que a apresentação de projetos com este perfil  aumente no próximo semestre.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

7ª Feteps recebe recorde de mais de mil inscrições para edição de 2013


A 7.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) recebeu neste ano um número recorde de inscrições: 1.067. Foram 800 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), 166 das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e mais de 90 de outras instituições, entre nacionais e internacionais. Em 2012 o total de inscritos foi 751. Os projetos aprovados, cerca de 250, serão apresentados ao público nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
A Feira conta novamente com a participação de instituições estrangeiras do México, Argentina, Peru e Costa Rica, além das estreantes Colômbia e Jamaica. Esta será a primeira edição com participantes de outras escolas públicas do País. Entre as selecionadas estão unidades de São Paulo (São José dos Campos) e Bahia (Camaçari e Salvador).
Os trabalhos das Etecs e das Fatecs concorrem em 7 categorias: Ciências Humanas Sociais e Artes; Gestão e Ciências Econômicas; Ciências biológicas e agrárias; Informática e Ciências da Computação; Tecnologia Industrial e Infraestrutura e Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia. Os critérios de avaliação incluem método científico ou de engenharia, habilidades técnicas e pessoais, comunicação escrita e oral, relevância social e ambiental, além de criatividade, inovação e viabilidade.
Há também uma premiação específica para ações desenvolvidas com a comunidade na qual a instituição está inserida.

http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/2013/julho/24_7a-feteps-recebe-recorde-de-mais-de-mil-inscricoes-para-edicao-de-2013.asp


De 1067 projetos inscritos, cerca de 250 aprovados, sendo 3 da ETEC DE LINS:

Perfume sólido a base de cera - Química
Orientação financeira aos feirantes de Lins - Finanças
Gravidez na adolescencia, De novo não – Enfermagem

Nossa Etec será muito bem representada!

Lembrando que em 2012 a ETEC DE LINS também marcou presença com 1 Projeto dos Alunos do Téc. em Informática: Sistema de Segurança Delphi / Android.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

2ª Chamada para as Matrículas dos Cursos Técnicos

Hoje e amanhã será realizada a 2ª Chamada para as Matrículas dos Cursos Técnicos, das 8 às 21 h na ETEC DE LINS.

Verifique sua classificação, serão chamados:

Administração - do 39 ao 51
Edificações - do 41 ao 50
Enfermagem - do 41 ao 47
Química - do 41 ao 55
Finanças - todos
Marketing - todos
Serviços Jurídicos - do 41 ao 53

A 3ª chamada será na segunda-feira, 22/07.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Divulgação da aluna ganhadora do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza 2013 – 2º Semestre


A aluna Juliana Souza, concluinte do curso Técnico em Serviços Jurídicos (1º Semestre de 2013) da ETEC DE LINS, foi a contemplada com 4 (quatro) semanas de curso de inglês nos Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia pelo Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza.
Os embarques estão sendo planejados para serem efetuados entre os meses de agosto e novembro.

Parabéns Juliana!