Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Lorena é campeã de Caratê

Em tempo.

Três caratecas linenses conquistaram medalhas no Campeonato Mundial de Karatê, disputado este mês em Buenos Aires, na Argentina. Um deles é a aluna da ETEC de Lins (2º Ano do Ensino Médio e do Técnico em Administração) Lorena de Paula Brandão, 16 anos, com ouro na luta e bronze no kata.

Parabéns, Lorena. 



Via Rápida Emprego oferece 60 vagas em cursos gratuitos de capacitação em Lins


A Prefeitura Municipal de Lins em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, traz para Lins a unidade móvel do programa Via Rápida Emprego. O principal objetivo do programa é a qualificação profissional de qualidade, gratuita e em apenas 20 dias.
As aulas serão ministradas nos períodos manhã, tarde e noite para 60 alunos, que cursarão as aulas em turmas de 20 alunos na carreta que ficará estacionada na Praça Frederico Ozanan nos dias 2 a 22 de dezembro.
Os cursos ministrados serão de mecânica de automóveis, eletricista de veículos automotores e mecânica de direção e freios, sob coordenação pedagógica do Centro Paula Souza e da ETEC de Lins, e administrativa da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, incumbida pelo prefeito Edgar de Souza em administrar o projeto.
Para o prefeito Edgar de Souza, a vinda da carreta faz parte das políticas da Prefeitura de Lins visando à capacitação dos moradores. “Estamos trabalhando para trazer novas oportunidades de capacitação para todos os linenses. Um exemplo disso é essa parceria que temos com o Governo do Estado, que está trazendo cursos com grande demanda no mercado atual”, afirmou.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Israel Alfonso, o programa vai beneficiar a população linense. “O mercado está carente de profissionais qualificados nesta área, que cada vez mais se aperfeiçoa e se moderniza, exigindo profissionais qualificados”, diz.
A unidade móvel possui sala audiovisual com projetor de imagens para aulas teóricas e sala para atividades práticas, equipada com motores, além de bancadas para estudos práticos e jogos de ferramentas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br e maiores informações podem ser obtidas na ETEC Paula Souza de Lins (Rua São Pedro, nº 300, Vila Perin) ou pelo telefone (14) 3523-1217. A Coordenação do Projeto está a cargo da Professora Maida Correa. O Diretor da ETEC de Lins Rodrigo Pagano  disse que "essa é a função da ETEC de Lins: oferecer qualificação profissional gratuita a todos, independente da maneira que isso ocorrerá, e o Via Rápida coloca de forma dinâmica estes profissionais no mercado.

Sobre o Via Rápida Emprego:
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Até o momento, o programa já atendeu mais de 190 mil pessoas, com oferta de cursos em 645 municípios paulistas. Em 2014, o programa ofereceu 162 mil novas vagas e 19 novas unidades móveis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lins - Perfil do Facebook

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Programa de Intercâmbio Cultural

O Centro Paula Souza abre nesta data a de Manifestação de Interesse no Processo Seletivo para o Programa de Intercâmbio Cultural para Alunos dos Cursos Técnico e Tecnológico. Nessa edição serão ofertadas bolsas para Curso de Imersão em Língua Inglesa, divididas entre Estados Unidos e Inglaterra, e bolsas para Curso de Imersão em Língua Espanhola, divididas entre Argentina e Chile, aos ALUNOS CONCLUINTES do 2º semestre de 2014 com o melhor desempenho acadêmico.
Para participar do processo seletivo é necessário que o perfil do aluno seja condizente com o programa, conforme segue:

INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA - INGLÊS
 Participantes - Língua Inglesa: CONCLUINTES do SEGUNDO semestre letivo de 2014 dos cursos TÉCNICOS, TELETEC E TECNOLÓGICOS do Centro Paula Souza.

  •  Previsão de vagas: 280.
  •  Distribuição das vagas: 1 vaga por unidade de ensino da rede¹.
  • ¹ Todas as unidades com alunos formandos podem participar.

INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA – ESPANHOL
 Participantes - Língua Espanhola – CONCLUINTES do SEGUNDO semestre letivo de 2014 dos cursos TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS do Centro Paula Souza.
 Previsão de vagas: 40.
Distribuição das vagas: até 1 vaga para unidades participantes², exceto em caso da convocação de suplentes.
 Os alunos poderão fazer a escolha de qual Intercâmbio participar: Espanhol ou Inglês.
² somente para cursos e unidades (selecionadas) que possuem a disciplina “Espanhol” na matriz curricular.
Considera-se aluno concluinte aquele que cumpriu com todas as atividades acadêmicas, inclusive com estágio e TG/ TCC – quando necessário).
O aluno pode participar somente de um processo de seleção: Inglês ou Espanhol (quando houver), sendo apenas a primeira inscrição considerada.
 Condição para a Validação das Inscrições: ser aluno concluinte em CURSO TÉCNICO ou CURSO
TECNOLÓGICO no 2º semestre de 2014; ter 75% de frequência mínima no curso.
Etec e Teletec:
Para cursos de 3 módulos. Não ter menções finais I e/ou R no 1º e 2 º módulos e/ou alguma menção parcial I e/ou R no 3º modulo.
Para cursos de 4 módulos. Não ter menções finais I e/ou R no 1º, 2º e 3º módulos e/ou alguma menção parcial I e/ou R no 4º modulo.

Critério de classificação:
Etec: O desempenho global será calculado por meio da análise da porcentagem de menções MB em relação ao
número total de menções, a partir da análise da Ata de Conselho de Classe Final de todos os módulos, e finais do último
módulo, caso o calendário escolar permita. Caberá ao Conselho de Escola validar a classificação e, em caso de empate,
definir o primeiro classificado através da análise da assiduidade. Se ainda assim permanecer o empate, deverá ser
considerada a participação do aluno na vida escolar (atividades extraclasse e de natureza social).

Entenda-se por média do aluno a soma de todas as notas finais das disciplinas cursadas (aprovadas ou não) dividida pelonúmero total de disciplinas (aprovadas ou não) – aproveitamento de estudos não entram no computo da média. A frequência do aluno será utilizada como critério para desempate. O sistema SIGA já apresenta o Índice Intercâmbio calculado.

 Total de Alunos indicados para o Programa:
Inglês: 5 alunos por unidade (1 classificado – 4 em lista de espera³).
Espanhol: 2 alunos por unidade (1 classificado – 1 lista de espera³)
³As regras para classificação de listas de espera são as mesmas da lista principal; a utilização de lista de espera não implica em termos mais de 1 alunos por unidade.
 Tipo de Curso: 4 semanas de curso intensivo de espanhol ou inglês em escolas internacionais. Os alunos serão avaliados e matriculados de acordo com o nível de conhecimento obtido no teste de nivelamento feito pela escola (não há necessidade de conhecimento mínimo na língua).
 Tipo de Acomodação: em casa de família, em quarto individual ou duplo, respeitando o mix de nacionalidade estipulado pelo programa.
 Alimentação: meia pensão (café da manhã e jantar) todos os dias.
 Ajuda de custo: cada participante receberá uma ajuda de custo de USD 400,00 (Quatrocentos Dólares Americanos) para Argentina, Chile e Estados Unidos da América; £ 400,00 (Quatrocentas Libras) para Inglaterra, que serão depositados em cartão de viagem.
 Transporte Aéreo: Passagem aérea em classe econômica, priorizando o menor número de conexões possíveis.
 Traslados (transporte no trajeto aeroporto - casa de família – aeroporto): Esse transporte será oferecido a partir da chegada ao país de destino.
 Transporte nos Países: transporte público no trajeto Casa de Família – Escola – Casa de Família.
 Seguro Viagem e Saúde: Seguro Viagem e Saúde para todos os intercambistas.
 Custos: As despesas com os documentos pessoais, viagens para o consulado e/ou entrevistas e/ou reuniões serão por conta do participante. O Centro Paula Souza não se responsabiliza por vistos negados e nem tem autonomia para interferir no processo.
 Datas de Embarque prováveis: as prováveis datas de embarque serão entre março a junho de 2015.
 Cronograma de atividades:
Ações Datas
Inscrições Até 17/12/2014 às 17 horas
Lançamento de notas no sistema De 18/12/2014 a 09/01/2015 às 17 horas
Divulgação da Lista dos classificados a partir de 02/2015
Prazo para recursos 7 dias a partir da publicação
 Inscrições: devem ser realizadas pelo aluno via site:
http://intercambio.fundacaofat.org.br  


Contatos / dúvidas:
Alunos de Etec:
http://bit.ly/intercambio_etec

Professora da ETEC de Lins publica livro

A Professora da ETEc de Lins Carla Baggio Laperuta Fróes participou da Cerimônia do Pré Lançamento de seu Livro, escrito em parceria com seu Orientador de Mestrado  Teófilo Arêa Leão Jr, em Curitiba-PR.
Parabéns à Professora pelo enorme sucesso.
E Parabéns à ETEC de Lins por contar com Profissionais tão capacitados assim.

Show de Bola!

Aniversário do 37º BIL

Aconteceu na manhã de hoje, 26, belíssima cerimônia em Comemoração aos 72 anos da Fundação do 37º BIL - Batalhão de Infantaria Leve, de Lins.
O comandante do batalhão, tenente-coronel Fernando Fantazzini Moreira, recebeu varias autoridades para a comemoração, dentre elas o Prefeito de Lins Edgar de Souza, o Delegado Seccional de Lins  Wellington Martinez Hernandes, a Dirigente Regional de Ensino Miyoko Tangi e o Diretor da ETEC de Lins, Amigo do Batalhão e Colaborador Emérito - Amigo do Exército - Rodrigo de Barros Pagano, dentre outras.
Houve a leitura de uma síntese da história da organização militar, entrega de certificados de “Amigos do Batalhão” e do Praça Mais Distinto. Também houve o canto da Canção do Batalhão e palavras do comandante do 37º BIL.
O tenente-coronel Fernando destacou os 72 anos de ligação do 37º BIL com Lins. “O 37º BIL se orgulha de fazer parte dessa sociedade. Nós temos uma história com Lins, e Lins para conosco. Graças a Deus é muito difícil hoje a gente poder separar uma coisa da outra”, comentou.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Feira Tecnológica INFOWEB

Nos dias 25 e 26 de novembro os cursos do eixo informação e comunicação da ETEC DE LINS, estarão realizando a terceira edição da já tradicional feira tecnológica, onde serão apresentandos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio (VENCE), Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática para Internet e o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Sendo que, neste ano a feira contará com três ambientes cheios de atrações tecnológicas e de automação.
A feira que teve seu início no ano de 2012, idealizada então pelos professores, onde o foco é prestigiar os projetos dos alunos e mostrar para a comunidade o quanto a unidade escolar vem capacitando-os para o mercado de trabalho, além de apresentar a comunidade os conhecimentos adquiridos durante o curso.
Neste ano contaremos com as seguintes atrações:
Laboratório 04
·         Projetos de automação residencial com arduino;
·         Computador suspenso;
·         Cases modes.
Laboratório 05
·         Projetos de editoração de imagens;
·         Jogos educativos;
·         Projetos de utilidades eletrônicas.
Sala 06
·         Projetos de reutilização de material eletrônico para geração de energia.
Sala 07

·         Projeto da favela em miniatura.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia da Bandeira

A ETEC de Lins se fez presente nas Comemorações do Dia da Bandeira, realizado pelo 37º BIL, na Praça Cel. Joaquim Toledo Piza, na manhã desta quarta-feira.

A Cerimônia contou com a presença do Comandante do 37º Fernando Fantazini, da Secretária de Educação do Município Denise Magnoler, do Diretor da ETEC de Lins, Amigo do Batalhão e Amigo do Exército Rodrigo de Barros Pagano, da Diretora Regional de Ensino Myioko Tangi, dentre outras autoridades, onde foi hasteado o Pavilhão Nacional e as Bandeiras do Estado de São Paulo e de Lins, cantado o Hino da Bandeira e incinerada as Bandeiras inservíveis do Município.

Momento único de pura emoção.




segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filmagens - Rede Record - Projeto Doação de Tecido Humano

A equipe de TV da Rede Record de Televisão esteve nesta segunda-feira, 17, na ETEC de Lins, gravando reportagem especial sobre o Projeto "Doar e Viver no Outro", que fala sobre a Doação de Tecido Humano.
O Projeto surgiu no Componente Curricular EMPREENDEDORISMO, do Curso Técnico em Administração da ETEC de Lins, ministrado pelo Professor Marcos Tolentino, e visa divulgar esta ação que pode salvar vidas. Todo mundo conhece a DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, prática que vem sendo difundida com muito sucesso, mas não tanto quanto deveria.
A Doação de Tecido Humano pode ser realizada apenas em 4 Grande Bancos de Coleta de Pele no Brasil:





quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES

ETEC DE LINS – LINS

AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 148/03/2014 DE 23/10/2014.

O Diretor de Escola Técnica da ETEC de Lins, da cidade de Lins, com fundamento no Comunicado CEETEPS-1, de 30.01.2009, publicado no DOE de 31.01.2009, com alterações introduzidas pelos Comunicados CEETEPS nos 3, 5/2009 , 2/2010 e 2/2011, faz saber que  encontram-se abertas as inscrições aos Processos Seletivos para a formação de cadastro de docentes, nos componentes e grupos de componentes curriculares a seguir discriminados:

-           COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO):

1.    Geografia (Base Nacional Comum - Ensino Médio)
2.    Matemática (Base Nacional Comum – Ensino Médio)
3.    Língua Estrangeira Moderna – Inglês (Parte Diversificada – Ensino Médio)
4.    Cálculos Financeiros (Administração)
5.    Fundamentos da Matemática Financeira (Serviços Jurídicos)
6.    Psicologia Social (Finanças)
7.    Análise Química Instrumental (Química)
8.    Metrologia Química (Química)
9.    Normalização em Segurança do Trabalho (Segurança do Trabalho)
10.  Prevenção e Combate a Sinistros (Segurança do Trabalho)
11.  Programas Aplicados em Saúde e Segurança do Trabalho (Segurança do Trabalho)
12.  Fundamentos de Eletrônica (Manutenção e Suporte em Informática)
13.  Segurança de Dados e Informação (Manutenção e Suporte em Informática)
14.  Redes de Comunicação de Dados (Manutenção e Suporte em Informática)
15.  Atualidades e Dispositivos Móveis (Manutenção e Suporte em Informática)
16.  Manutenção de Periféricos II (Manutenção e Suporte em Informática)
17.  Gestão de Sistemas Operacionais (Informática para Internet)
18.  Instalação e Manutenção de Computadores (Informática para Internet)
19.  Arte Digital (Informática para Internet)
20.  Inglês Instrumental (Serviços Jurídicos; Química)

-           GRUPO DE COMPONENTES CURRICULARES (CURSO E/OU HABILITAÇÃO):

21.  Planejamento Técnico da Construção Civil; Desenho Básico Aplicado à Construção Civil; Técnicas e Práticas Construtivas de Infraestrutura; Informática Aplicada à Construção Civil; Tecnologia dos Materiais de Construção Civil I e II; Elaboração de Projetos Técnicos; Técnicas e Práticas Construtivas de Acabamentos (Edificações)
22.  Projetos de Instalações Prediais; Gerenciamento e Implantação de Obras; Estruturas na Construção Civil (Edificações)
23.  Instalação para Computadores I e II (Manutenção e Suporte em Informática)
24.  Desenvolvimento e Design de Websites I, II e III (Informática para Internet)
25.  Redes de Comunicação de Dados I e II (Informática para Internet)
26.  Projeto de Aplicações Web I e II (Informática para Internet)
27.  Técnicas de Programação para Internet I e II (Informática Integrado ao Ensino Médio)
28.  Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I e II (Informática Integrado ao Ensino Médio)
29.  Introdução ao Direito Civil; Introdução ao Direito Penal; Introdução ao Direito do Trabalho; Introdução ao Direito Empresarial; Introdução ao Direito Administrativo (Serviços Jurídicos)
30.  Inglês Instrumental I e II (Marketing)
31.  Representação e Comunicação em Língua Estrangeira Moderna: Inglês I, II e III (Secretariado)
32.  Operações Unitárias nos Processos Industriais I e II (Química)

I – Período, local de inscrições e valor da hora aula.
1.    As inscrições serão recebidas no período de 03/11/2014 a 07/11/2014 no horário das 15 às 18 horas e das 19 às 21 horas
2.         Local de inscrições - ETEC DE LINS          
Endereço: Rua São Pedro nº 300,
Bairro Vila Perín, Cidade Lins-SP
Telefone 14 3523 1217 e-mail op148@centropaulasouza.sp.gov.br
3.    O valor da hora-aula prestada é de R$ 17,15 (dezessete reais e quinze centavos), correspondente a Professor de Ensino Médio e Técnico.

II – Recolher à Associação de Pais e Mestres – APM da Unidade de Ensino, a taxa no valor de R$10,00 (dez reais), por inscrição, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços. (Comunicado CEETEPS-3 de 07.05.2009, publicado no DOE de 09.05.2009.)

III – As regras do processo seletivo encontram-se nos Comunicados CEETEPS acima citados.

IV – O Aviso supra, os Comunicados CEETEPS nºs 1, 3, 5/2009 , 2/2010, e 2/2011, e a Deliberação CEETEPS-2/2009 de 28.01.2009, divulgada no DOE de 29.01.2009, encontram-se afixados nas dependências da ETEC.