Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CASA ECOLÓGICA

Ambientalmente saudável e ecologicamente correta

Projeto para toda a comunidade, com métodos construtivos alternativos e ecológicos com aproveitamento de materiais existente em nossa região.


Dhiego, Joadair, Mariana e Luiz – Alunos do 2º Módulo de Edificações.

Objetivo do projeto

Oferecer habitação adequada a populações carentes, tanto de áreas rurais como urbanas, por meio de uma abordagem que possibilite o desenvolvimento e a melhoria de condições de moradia, ambientalmente saudável e ecologicamente correta, com aproveitamento de materiais que hoje são descartados ou pouco utilizados na região, com ênfase no desenvolvimento sustentável e a consciência da preservação e desenvolvimento ambiental.
A implantação do Projeto prevê uma fase de treinamento da mão-de-obra, para o trabalho com a nova tecnologia e todo o controle e acompanhamento tecnológico da construção, para a garantia da qualidade e integridade da construção.

Descrição do projeto

Projeto arquitetônico de uma residência para baixa renda, executada com a tecnologia de solo-cimento (tijolo ecológico) e cobertura com telhas ecológicas, produzidas a partir de fibras vegetais, sendo construídos em forma de mutirão.

Método

A alvenaria de tijolo de solo-cimento possibilita a utilização do solo local e mão-de-obra pouco qualificada, que poderá ser o próprio pretendente morador, desde que devidamente treinado para utilização do método modular.

Meio Ambiente

A especificação deste material traduz ao projeto características ecológicas, devido a não utilização de queima dos tijolos, como no método convencional.

Para a fabricação de 1.000 tijolos, em uma olaria comum, é necessária a queima de 06 árvores, por isso os projetos com métodos construtivos de solo-cimento favorece a melhoria do nosso meio ambiente.

Processo de montagem modular (tijolo ecológico)


Modelo Acabado



Projeto Casa Ecológica

Agora também em Lins/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário