Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fórum faz balanço do AIQ – Ano Internacional da Química

Cerca de 50 professores, profissionais e coordenadores de cursos estão participando hoje, na sede do CRQ, do Fórum de Educação em Química - As lições tiradas do Ano Internacional da Química. O encontro foi aberto pelo presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, que em seu discurso ressaltou a importância do AIQ para a valorização da química e para o início de uma campanha de divulgação desta ciência junto à sociedade. Ele falou da campanha publicitária desenvolvida pelo Conselho e do programa de palestras em escolas de ensino fundamental e médio realizado no estado de São Paulo. De acordo com Augustinis, a meta da entidade de ministrar, este ano, 1.500 palestras para estudantes dos níveis Fundamental e Médio foi ultrapassada: até outubro, foram realizadas 1.800 palestras de um total de 4 mil apresentações solicitadas por escolas paulistas.

Claudia M. Rezende, da Sociedade Brasileira de Química, e coordenadora do AIQ no País, fez um balanço de uma série de projetos iniciados em 2011. Ela afirmou que o Brasil é um dos países mais engajados no AIQ: “O Brasil está entre os três países de maior destaque nas ações pelo Ano Internacional da Química, e a química é a ‘bola da vez’ como profissão”. Ela revelou que o site http://quimica2011.org.br/ teve mais de 200 mil visitas, sendo que São Paulo lidera o ranking, com 14% de acessos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 12%, e em terceiro Belo Horizonte, com 6%, de janeiro até outubro deste ano. Ela também falou do blog quimica2011 e mostrou imagens de outros sites de divulgação da química, como o Qid+, voltado ao público infanto-juvenil.

O presidente do CRQ-IV voltou ao palco para entregar uma medalha de reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por Claudia M. Rezende, Dayse Pereira da Silva, representante da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP, que apoiou o Conselho na divulgação das palestras, e Andrea de Batista Mariano e Valdemir Lima da Silva, ambos do Departamento de Fiscalização do Conselho. Eles receberam uma medalha de honra ao mérito pelo empenho nas ações do CRQ-IV. Todos os palestrantes que participaram do projeto das palestras também receberão medalhas Inclusive a Professora Denise de Fátima Nogueira Paulino Coordenadora do curso técnico em química e representante do CRQ também fez parte deste projeto e recebeu as suas homenagens pelo Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário